Petcom

Petiscos, das 12 pessoas do Petcom

Turma da Mônica Jovem 5 decepciona ao abordar o cotidiano adolescente

turmadamonicajovem51

Reações positivas ou negativas ante o recente lançamento da Panini Comics, Turma da Mônica Jovem, uma característica era unânime: os Estúdios Maurício de Sousa estavam mais que antenados ao público jovem pré-adolescente. Muitas sacadas interessantes permearam a HQ, do uso de celulares e ringtones à incorporação de gírias e cultura de gueto pela classe média. As quatro primeiras edições foram sucesso de vendas, conseguiram segmentar um novo público e abrir espaço para incursões mais ousadas quanto à juventude, conforme prometido por Mauricio de Sousa.

A quinta edição, lançada esse mês, traz a seguinte chamada na capa: “As aventuras do dia-a-dia”. O mote das aventuras, de agora por diante, se focará nos relacionamentos pessoais dos personagens que habitam a Vila do Limoeiro, mostrando problemas e alegrias típicos que os jovens vivem. Novamente, como falei em outro blog, Mauricio promete e descumpre.

Não sou tão crítico quanto os meus colegas universitários da área de Sociologia quanto a questões de posição social e atos de fala, mas TMJ#5 é história em quadrinhos completamente elitista e distante da realidade da grande maioria dos jovens, principalmente das meninas, mesmo as ricas. Vamos por partes.

Elitismo: Em TMJ#5 é claramente mostrado a importância do dinheiro na vida adolescente. É através da moeda que os garotos podem levar as garotas para ir ao cinema, e elas podem comprar vestidos e jóias. São usos que muitos jovens fazem do seu dinheiro, mas cada um deles possui um nível de consumo diferente e o realiza de diferentes maneiras. É exatamente isso que TMJ#5 se exime de mostrar. Duas cenas são cruciais para se notar isso: quando Mônica e as amigas vão ao shopping e quando Cebola (não é mais Cebolinha, não esqueçam) pede a chave do carro ao pai.

Mônica está com dor de cotovelo porque Cebola foi estudar Inglês com uma garota. Para lhe ajudar a ficar “pra cima”, sua mãe a leva para fazer compras com as amigas. A lógica do consumo, ao chegarem ao Shopping, é gastar, gastar e gastar. Não é mostrado nem o que elas compram, embora se sugere que tenha sido roupas. A relação do jovem com o que compra é simbólica e concreta para demonstrar características intersubjetivas. O jovem que compra por comprar e pensa despreocupadamente “é hoje que o cartão de crédito do papito vai ferver” é um sério candidato a se tornar – se ainda não o é – um consumidor compulsivo.

Cebola pede o carro ao pai, para rodar no “sabadão”. No entanto, o pai nega por ele não possuir idade para dirigir e ainda o pede para lavar o carro. Lavagem feita, o pai de Cebola o entrega uma nota de 20 reais. Cascão e Titi, ao verem a recompensa, resolvem ir atrás dos pais para negociar o mesmo trato. Mesmo não mostrando eles discutindo com os pais, a HQ dá a entender que os pais são complacentes desse tipo de prática. Não há nenhum pai que não possua “vintão” para dar aos filhos por dez minutos de esforço.

Lembro que desde os primeiros números é mostrado o apelo consumista dos personagens, como quando Mônica resolve trocar de Celular porque o seu está com um pequeno defeito – a recepção de som está ruim. Onde estão os jovens que não podem realizar esse tipo de sonho? Aparentemente, a realidade de TMJ é a de jovens mimados que nunca recebem um “não” e possuem rios de dinheiro e nenhuma preocupação proveniente deste tipo de problema.

Sexismo: A HQ faz uma divisão clara entre meninos e meninas. Elas só aparecem entre elas e eles, entre eles. Cada um tem um grupo de atividades bem definido: as meninas vão ao Shopping, ao salão de beleza, compram jóias e falam de meninos. Os meninos vão pra um campo de beisebol secreto, suar e correr, e só falam de jogos e diversão. Os dois grupos só se relacionam para namorar.

monica_jovem

A representação de ambos os sexos presume um tipo bem definido de jovem heterossexual e de classe média alta. Ignora-se o fato das mulheres terem conseguido mostrar, após movimentos feministas, que não são apenas consumidoras passivas, e que não podem ser agrupadas sob o nome “mulher” como se fosse uma identidade precisa sobre a condição de vida de cada individuo feminino.

Não há espaço para que os jovens possam demonstrar desejos sexuais pelo sexo oposto, uma vez que todos os personagens estão compactuados com o modelo heternormativo de relacionamento (ficar, namorar, casar, filhos). A mãe de Mônica diz: “Garotas amam garotos” e todas elas suspiram em acordo. O segundo capítulo da HQ se chama “Os garotos são todos iguais!” e não, não é por ironia. A HQ também é a favor da chamada “ditadura da magreza” ao mostrar jovens felizes com seus corpos: todos são magros e esbeltos e se elogiam por isso.

Acho incrível como a HQ não consegue dialogar com facetas de muitos jovens, como a participação em movimentos sociais, a preocupação com a natureza, o hedonismo sexual. Nesse sentido, a série Malhação da Globo consegue se sair um pouco melhor, mesmo continuando ruim. Desde a primeira edição da revista eu desconfiava que a HQ fosse situar-se exatamente dentro de uma limitada esfera do que se considera a identidade jovem. O público de comunidades do Orkut tachou partes da revista de machista e isso é um bom exemplo do quanto a revista não acertou quanto a estas representações.

Não sou contra uma revista que se proponha uma representação elitizada de um personagem, ou história, mas o que critico aqui é o descompasso entre o que o autor pretende e o que produz. Cadê as histórias sobre temas espinhosos da juventude, que Mauricio prometeu? O que se viu até agora é uma juventude tola, consumista, fútil e politicamente correta – acima de tudo.

Mauricio disse que pode colocar Chico Bento nas histórias se o público pedir por ele. Fico curioso imaginando como ele será colocado nas histórias. Será um filho de fazendeiro riquíssimo que faz musculação e pega todas as meninas do colégio?

About these ads

53 Comentários»

  Danilo Evangelista wrote @

como um grande fã de tm eu tb acho q as coisas estuam um pouco exageradas… o Xavco q costuma ser o mais “povão”, ja q seus pais saum separados e tals… vamos ver o q vaum fazer com ele… flwss, bom artigo

  vincent_valentine wrote @

Que exagero…

critica ao consumismo da monica, sabe de quem ela é filha no “gibingá” do mauricio de souza. lógicamente que o cartunista teria dinheiro para bancar um dia de shopping da filha, mesmo que seja só para comprar umas roupinhas; e pôxa, por 60 anos ela usou o mesmo vestidinho vermelho, tava na hora do “Seu Souza” tirar o escorpião do bolso, e comprar outras roupas.

achei que ia criticar outros pontos do roteiro em si; e não simplesmente uma bronca por causa das condições socio-economicas dos personagens; o publico alvo não é o infantil que vai ler o quadrinho e em seguida irá imita-lo.

os criticos tem que entender o que é ficção, e que a HQ não é um livro didático, e nem tem essa pretenção, por mais que o Mauricio de souza queira se afastar de temas polemicos, (como ocorre com os mangás voltados para publico semelhante, temas como estupro, incesto, relacionamentos “alternativos” etc…) nesse ponto a equipe MSP está ponderando bastante.

  amanda wrote @

Achei muito exagerado criticar os personagens pelo seu jeito de ser…
Os criticos tem que que aprender o que e ficção…

  Clair wrote @

Concordo com a crítica. Quando criança sempre adorei as historinhas da turma. Naquelas HQs as crianças realmente se pareciam com a maioria das crianças e os personagens demonstravam personalidades até mais distintas que esses novos. Agora parece que são clones uns dos outros, só com rostos e cabelos diferentes (na parte física) porém pscicologicamente é ainda pior: “garotos e garotas; cada um com seu IGUAL”. Claro que não se esperava ver sexo, drogas e sangue entre os personagens; Turma da Mônica tem que ser “light”, mas que mostrem pelo menos as diferentes tribos de jovens e seus conflitos de verdade na vida.
Outra coisa: Apesar de tudo tava tããão legal aquele estilo de aventura das primeiras edições por dimensões à lá Tsubasa Reservoir Chronicle… XD Que pena que mudou.

  lais wrote @

eu acho machista e quem critica pois acho nada exagerado afinal é uma historia em quadrinhos

  Bruna wrote @

Me decepcionei muito com as primeiras edições, a quinta pra mim foi a melhor. A história das primeiras é muito infantil e surreal para ser publicada em uma revista de adolescentes. Se é feita para os adolescentes e pré-adolescentes, tem que falar a língua deles. Esses são os interesses dos leitores. Quando saiu a notícia que ia ter Turma da Mônica jovem, eu já esperava isso. Agora que vai voltar as histórias de aventura, eu não comprarei.

  sara wrote @

eu acho legal

  P.R wrote @

Eu não gostei muito das primeiras edições da turma da monica jovem, porque foi muito surreal, fantasticas demais. A quinta apesar de turdo foi a melhor, pois mostrar o cotidiano, o dia-dia.

  leicia wrote @

eu acho muito legal a turma da monica adolecente é muito legal ed+

  Carol wrote @

Puro exagero !

Todas as histórias foram ótimas e a 5ª edição foi a melhor !

  Carol wrote @

Puro exagero !

Todas as edições foram ótiimas mas a 5ª edição foi a melhor de todas!

  Karen wrote @

Hahahaha, como vc leva a sério isso, eu acho que gibis não são feitos para serem levados tãao a sério, e sobre o compulsismo lá da denise, kopsakopsakopsoa, ela É compulsiva kopsapkosapkoaskposaopk
gente q naum sabe sobre gibi eh duro hein? a rotina deles é a mais baseada no real que eu conheço. Eu msma já passei por mto d tudo akilo. Kra, vcs q criticam tem qntos anos?? 80?? a adolescencia é totalmente daqle jeito, eu tenho um blog, comecei ontem, é o http://eparagarotas.blogspot.com/ , se forem reclamar, reclmem lá ;) essa eh minha opinião… bjos na bunda =)

  jonatas tenho 12anos wrote @

num deve ser levado tao a serio ne esses gibis sao feitos para diverssao e eu tenho eles q q tem. vc levou muitissimo a serio

  fernanda wrote @

adorei espero q fiq assim

  ludmilla roberto dos santos wrote @

adoro a turma da monica jovem pelas suas diferenças

  Mashiro wrote @

Hm… Eu sou meio que fã exagerado de mangás, entende?
Leio muitos na net e tenho que falar, Fiquei muito decepcionado quando o Mauricio disse uma coisa e fez outra…
Talvez pelo tempo (dos mangás no japão) e experiência dos mangakas japoneses, acho que eles retratam muito melhor a comunidade nos mangás… até em mangás de ficção você consegue ver um personagem mais complexo, com problemas e alegrias (Citarei aqui Death Note por achar que muitos devem conhecer).
Quando vi a notícia pela primeira vez sobre a idéia da TMJ achei que ela iria herdar essa grande característica deles, mas acabou me desapontando.
Ainda falta experiência nos “Mangakas” Brasileiros para poderem criarem verdadeiros mangás. Posso citar vários aqui que são bastante famosos até mesmo aqui no Brasil que mostram personagens adolescentes de verdade, pelo menos, mais realista do que os da TMJ (Karekano, por exemplo, mangá de romance adolescente que retrata muito melhor os jovens).
Acho que deve ser bem difícil pro Mauricio tirar a idéia de certinhos da Turma da Mônica e colocá-los em um mundo verdadeiro dos adolescentes. Imagine o “Cebola” por exemplo com problema de alcoolismo juvenil ou até mesmo Drogas… Bem difícil de imaginar isso né? Por isso eu digo que TMJ está longe de se comparar aos mangás, na minha opinião.
Mas se ele queria retratar a verdadeira adolescência, deveria ter sido assim…

Concordo bastante com a crítica feita, o Mauricio não soube retratar os adolescentes e fazem eles perfeitinhos demais. A mesma coisa da infância deles… Coisas do tipo, Todos abraçadinhos e dizendo: “amiguinhos para sempre!” Fala sério, que adolescente faz isso na realidade? Ele retrata os adolescentes de forma muito superficial, não muito diferente de novelas. Acabei de sair da adolescência e posso dizer com toda certeza que não fui tão supérfluo a ponto de ficar dizendo coisinhas felizes assim. Eu queria ver ele retratando problemas sérios, emocionais, sexualidade de modo mais amplo, drogas e bebidas ( o livro “A Infância acabou” de Renato Tapajós retrata muito melhor a adolescência… Vou recomendar o Mauricio a ler esse livro) Mas não acho que isso vá acontecer… Então a única semelhança que ele manteve com os mangás, acho que é por ser em preto e branco.
Mas bem, eu sou fã da Turma da Mônica desde a infância, então leio TMJ como um reles passatempo, mas bem desapontado.

  karina wrote @

Cala essa sua boca meu!!!!!!!!!!!!!! Só por que é fã de mangas também quer criticar é????? Tá doido??!!!! Meu, isso aqui não precisa mostrar toda a realidade em que vivemos senão vai passar de manga para revista de guerra ou prostituições…… é isso que você quer ver é??

  Mariana wrote @

Oi! Eu tenho 12 anos, e a pouco entrei nesta fase chamada adolescência. Acho que quem fez este comentário sobre a turma da monica jovem esta certo.
Pois apesar de ser um gibi, não deixa de educar e ajudar o leitor a entender o mundo atual.
E a maior parte da população jovem não é consumista como Monica e suas amigas, e a maior parte da população masculina não é tão esportiva assim.
Acho que a edição deveria abordar assuntos que contribuissem para com o leitor. Como drogas, prostituição, entre outros problemas da JUVENTUDE ATUAL.

  karina wrote @

Tá bom então!!!!!!!!!!!! Ô Marianazinha……… vai crescer vai……… você acha que o Maurício vai colocar a turma se prostituindo vai?????? é isso quevocê quer ver???? Que tal você comprar uma revista pornô e quem sabe não mata sua vontade??!!!!! Menina isso é um gibi não são apenas nós adolescentes que lemos!!!!!!!!!! Na minha escola há varias crianças de primeira a quarta série que coleciona a Turminha!!!!!!!!

  Andressa wrote @

adorei a nova fase da turma da momica.Estou aprovitando e convidando a todos para virem a feira do livro de Sapiranga a onde Mauricio de Sousa estara.A feira acontecera no dia 07/04/09.
Espero vocs………

  Melisa wrote @

eu amei a turma da mÔnica jovem eles ficaram lindos

A D O R E I ……

  Alice Cullen wrote @

Olha, eu tipo superconcordo cpm a crítica, tah, todo adolescente gosta de comprar, mais honestamente, a vida não se resume a isso.
Um bando de tolos consumistas e perfeitinhos, que dão muuito valor ao ter e à aparência.
Eu amaava Turma da Mônica, mais agora tá realmente patético.

-Eh sooh a minha opinião.
P.S.:As histórias em quadrinhos tem sim q serem levadas à sério, afinal eh isso q alguns adolescentes lêem e eh isso q vai influenciá-los.

  karina wrote @

Nããããão!!!!!!! Sempre li Turma da Monica e nada do que está escriot me influencia ,muito pelo contrário é apenas um hobby!!!!!!! Presta atenção no que você fala ow!!!!!!!!!!

  Saori Kido wrote @

Concordo com tudo que falou! De boa..nem traço de anime isso tem….essas roupas delas são exageradas demais pra se considerar “roupas normais” ¬¬ nem eu que frequento eventos de anime ando vestida desse jeito ._. e outra..convenhamos que o Mauricio errou totalmente em fazer essas histórias esdrúxulas -.-‘ deveria deixar como está…engraçado que eles sempre foram normais..agora são jovens declasse média alta e gastam horrores por ai. Que grande exemplo tbm que o mauricio está dando heim?!
Seguindo os passos de Malhação. Quem sabe não fazem uma Malhaçaõ inspirada nessa nova turma da mônica? XDDDD
Era só o que faltava…francamente onde vamos parar -.-

  Débora wrote @

Bom gente, eu tenho 14 anos.
Tipo, eu acho que realmente TJM não mostra muito da adolscencia real.
Claro, vá lá, existem adolescentes que realmente vivem assim, cutindo sua classe média-alta.
Mas não a maioria!
A ‘vida nova da Monica’ baseia-se só em escola/shopping/cinema/clube.
Eu achei que o Mauricio axagerou.
Como alguem ganha vintão por lavar um carro?
Como eles recebem mesada sem nem suar por isso?

São coisas que o Mauricio tem que mudar!

Mas, conforme minha irmã disse, a tendencia é melhorar.
O Mauricio começou agora uma coisa que ele nunca tinha feito antes!
Da rotina ‘Dar nó em coelhinho/Perseguir/Apanhar’, para a adolecencia é uma mudança absurda.
E, como foi citado, como fazer seus personagens, criancinhas boazinhas, virarem adoslecentes rebeldes ou com problemas?

São coisas que ele não está acostumado, e com o tempo vão melhorar!

Agora o jeito é esperar, e tomara que não seja muito, o Mauricio se acostumar com esse ‘mundo novo’!

By, Dé..
=*

  karina wrote @

meninaaaaa!!!!!!!!!!! presta atenção!!!!! você eu tenho certeza que é uma criança que vive no mundo das fadas né??? Com certeza também deve ser uma garota riquinha daquelas bem enjoadinha!!!! Mas olha uma coisa; você acha que o Maurício vai colocar a turminha fazendo sexo? Roubando? Traficando???????? É essa sua realidade né? Alías de todos nós!!!!! O mundo hoje,minha filha , está precisando de pessoas como o Maurício que tenta pelo menos amenizar a situação. Então se situa garota, se coloca no seu lugar de adolescente, vai ler um jornal e ver o que realmente é realidade, se é isso que você procura!!!!!!!!!!!!!!!

  adrian karoline pereira gaspar wrote @

Eu adorei a nova ediçaõ monica jovem ai como o cebola ta um gato e o cascaõ tambem e a monica e a magali taõ lindas ai que inveja.

beijo pra galera

  antonio wrote @

realmente muito exagerado ta essa historia , tudo é perfeito ,sem preocupação ,muito irreal ,mas não passa de uma historinha de ficção ,amas ainda prefiro o modelo antigo

  andre wrote @

eu adoro

  karina wrote @

Noooossa!!!!!!!! Mas a mídia reclama de tudo mesmo né???? Quando aparece algo bem feito que realmente chama nossa atenção, nós jovens, vem alguém criticar!!!!!! Pois eu falo mais!!!!!!!!!!! há sempre aqueles invejosos que querem destruir com a carreira de outros………. porque nunca falaram dos gibis, leio todos até hoje e neles ( sem querer falar mal pois sou fã numero um) há mais absurdos do que os da Turma da Mônica Jovem. Mas, enfim, Maurício continua assim meu ídolo pois está PERFEITO não deve ligar para invejosos!!!!!!!!!!!! Setem exageros e daí??? Se está tudo perfeito aos olhos ruíns e daí??? As pessoas só sabem criticar,mas quem foi o gênio que inventou essa turminha??

  Melissa wrote @

frescos!
A TMJ é o melhor mangá que eu já li e vocês só fazem encher o saco. Quero ver vocês fazerem melhor! Calem a boca!

  Bella Swan wrote @

Eu gosto da Turma jovem!

  Julius wrote @

Tem que botar na boca do Sapo.
Beijos

  Clara wrote @

Com certeza não haverá consenso sobre a nova turminha mas acho que sobre uma coisa muitos concordarão: calma Karina! Vc vai surtar menina!

  Fernando Favacho wrote @

Tenho 27 anos e acompanho bastante os quadrinhos. Fiquei enojado com a quinta edição. Das publicadas até hoje diria que as de “fantasia”: as 4 primeiras são ricas em criatividade, mas as 6, 7 e 8 caem bastante. Das “dia-a-dia”, as EDIÇÕES 9 e 10 APARENTAM UM APRENDIZADO COM AS CRÍTICAS À EDIÇÃO 5: como roteiro, um consumismo excessivo e absurdo, como arte, velocidade angustiante (abuso dos riscos em paralelo, de fundo. Essa quinta edição foi uma mancha na história do Mauricio. Como assim as pessoas só serem felizes comprando?? E uma mãe ensinando isso tudo??

  nathalia wrote @

eu to adorando a turma da monica jovem é muito bunito mais o mauricio se souza tinha que esta botando ja alguns desenhos de video na internet a magali ta bem bonita a monica,o cebolinha e o cascao todos estam lindosssssssss

  Thamy wrote @

Eu achei super legal a edição e achei super legal o jeito como retrata a vida da turma.
As meninos e os meninos são separados em grupos, ou vc acha acha que os meninos vão junto com as meninas p/ fazer compras, ir ao salão e tdu mais ou as meninas vão para um campinho jogar baisebol ou futebol q seja!
acorda!

  luisa wrote @

que demais !eu adoro a turma da monica jovens tenho todos o s gibis encluindo o zero e o doze!tambem faso a coleção dos cardes da turma da monica jovens é bem legal!!!!

  Manigold wrote @

Pow, minha irma tem dessas revista, mas achei meio estranhas sei lah. Eu sou fanzasso de Mangas/Animês tipo: Bleach, CDZ, X, Lost Canvas, Death Note etc…
Cara eu lhe digo eu pegeui pra ler isso e o escritor naum me convenceu em nada de q isto é um Manga. Pois so é PARECIDO com os dos Mangakas do Japao um pouco, os rostos sao muito redondos os personagem naum mostram personalidade propria, digno de um Manga Original… Isso na minha opniao foi feito pra TENTAR desbancar o “Episodio G” Uma obra paralela de Masami Kurumada pq estava vendendo muito aqi no Brasil superando até alguns livros renomados…
Entao o q eles fizeram? Pegaram traços PARECIDOS de Manga para dar um tipo de breck no Eps.G q estava
desbancado muitos Livros famosos aqi no Brasil da empresa q patrocina o Mauricio de Souza. Naum desmerecendo-o, mas ele fez algo q naum é do ramo dele. Qer ver pegue um Manga Original q vc tenha em sua casa olhe os metodos deste traços REGRAS para desenhar e olhe Esse turma da Mônica Jovem e vera a DIFERENçA

  karen wrote @

a turma da monica jovem e o massimo e eu nao acho q eles decepcionaram quando abortaram o cotidiano adolescente, pelo aoncontrario eu acho que eles fizeram certo!!!!!!!!!!!!

  stefane wrote @

muito bom !!! visite que vc vai adorar e tb essas imagens são mt bonitinhas!!!! bjhusss

  ana carolina wrote @

adorei essa imagem

  Mashiro wrote @

haha, concordo com a Clara, essa karina aí é tão fã de TMJ que não aceita uma crítica negativa. =p

Eu critico porque eu quero ver o primeiro mangá daqui, pelo menos o primeiro com uma reputação grande aqui no brasil melhorar.

Quando eu falei que queria um mangá mais realista e disse que queria ver problemas como drogas e afins, foi bem uma força de expressão.
Digo, obviamente não é toda adolescência que enfrenta esse tipo de coisa.
Os pontos que eu mais queria ver mudanças em TMJ, era a idéia de “Amiguinhos para Sempre”. Falei no post anterior e repito. Isso não existe na adolescência atual.
E nem vem falar: É isso que o Brasil precisa, o mundo precisa de pensamentos bonitinhos e fofinhos, blá blá blá. Cala a boca você, karina. O mundo não funciona assim. Ele não vai mudar porque o Mauricio resolveu criar um mangá retratando adolescentes de contos de fadas andando abraçadinhos indo em direção ao arco-íris.
Se ele continua desenhando isso, só vai perder fãs que vão correr para os verdadeiros mangás, cada vez mais famosos aqui no Brasil.
Eu fico puto com gente que acha certo esse pensamento positivo exagerado.
Se você, karina, ou qualquer outro que compartilhe das idéias dela, acha que eu por pensar assim estou errado, eu só posso dizer que lamento por seus filhos. Você(s) será(ão) péssimo(s) pai(s) com esses pensamentos altruístas totalmente exagerados.
E se o Mauricio queria manter essa idéia de amiguinhos para sempre, felizes e tal, que continuasse escrevendo APENAS a boa e velha TM.
Porque todo mundo que leu ou lê TM, já sabe que lá é assim, só mostra brincadeiras de crianças e afins. Gibi infantil afinal de contas (Claro que até eu leio, mas é infantil =p).
Eu citei aqueles mangás, porém tem dezenas aí, que nem sequer cita drogas ou a sexualidade de modo tão aberto, e mesmo assim fazem o maior sucesso, não só no japão, mas no mundo.
Repito, odiei o Mauricio deixar os adolescentes lá agirem de modo tão superfluo.
Ele falou que ia mostrar a vida adolescente, etc, etc… Fiquei no aguardo disso mesmo. Porém ele só fez eles grandes, a mentalidade é a mesma mostrada nos gibis da TM.
Se ele queria apenas mostrar eles grandes, fazia várias side-stories, como aparecia algumas vezes onde mostrava os personagens grandes na TM.
Claro que o “mangá” ainda tá começando e tem muita oportunidade pra crescer.
Só digo que minha opinião inicial é que o Mauricio vá pesquisar mais sobre mangás antes de prometer algo e não cumprir. =p

  juju wrote @

eu ADOREI eles jovem pois não fica tudo a mesma coisa q era antes
o cebolinha zoava a monica e ela batia nele…
tudo a mesma coisa…
agora eles jovens ta bem + divertido…
mas eu vou criticar uma coisa:
a roupa das garotas…
pelo amor de deus
mostra tudo a barriga, as pernas…
ta parecendo um bando de …
tirando isso, eles vivem no contos de fadas…
e legal+ ou –
a 5ª ediçao é d+ porque mostra as coisas do dia a dia
então ninguem pode criticar ele pq eu ADOREI, eu tenho todos e o 4º, bem q é o primeiro beijo… mas q fraquinho ein?
parece q o 15º é + de namorado…
eles jovens ta D+

  dudu wrote @

Olha so eu acho que a turma da monica jovem e a unica que representa os adolecentes e os pres-adolecentes eles nao quebraram nenhum cotidiano porcaria nenhuma ela nao de luta tipo naruto(que particulamente nao presta) mas e a que inspira os jovens a ser quem querem a luluzinha tambem nao e ruim mas imitou a turma da monica jovem que e a primeira que nao mente sobre a realidade e a n 16 fala sobre nossa parte ruim por isso que eu tenho todas por que eu adoro eusei que nem todo mundo gosta mas tem gente que gosta do jeito que e e e isso que eu acho e o mauricio ta e certo de fazer assim.

  joao eduardo silva souza wrote @

Olha idai que a monica vai as compras edai ela e jovem e o mauricio fezfoi certo ela so tem roupas novas que que tem que jovem nao gosta disso eu que isso e uma…………. que nao se deve fazer pelo menos nao e de luta

  Roberta wrote @

Eu Amei A Turma Da Monica Jovem,Eles Tao Muito Bonitos,Eles Tao Muito Fashion,Ameii,Por Mim Nao Muda Mais!

  lary wrote @

Vc leva tudo muito à sério vai tomar um suquinho de marácuja!!!!
A revista da monica jovem é principalmente para crianças e adolecêntes, vc qr oq? Q ponha um monte de prostitutas, uma gordinha q vive se chingando e chorando e um monte de adolecentes grávidas!
Crianças repetem td q ouvem e lêem, jáh pensou uma menina de 7anos falando q éh gorda e q se odeia??

E adolencentes não se baseia só em beijos, ficadas,sexo ñ há o sentimentos, são crianças q começam a ver o mundo de uma forma diferente, começam a saber oq éh certo e errado, começam a se controlar e saber q há hr para tudo!

Eu amoooo turma da mônica Jovem, acho q se fosse muito focado em vida real perderia o sentido, eu naum leio livros [ou mangá] para saber oq tá acontecendo no mundo pq se eu quizer é só ligar a televisão, eu leio pra esqce-lo, pensar em como seria bom se tudo seria legal q tudo se resolvesse, e q tdooo d´sse certo!!!!

  nagyla wrote @

vc estah com razão ele quer que bote um monte de jovens fumando maconha ou matando,roubando ou estrupando pois, infelizmente essa é a realidade de hj

  Gabriela Pagliuca wrote @

boa crítica, gostei! eu ainda estou procurando autores de histórias que conseguem não idealizar os personagens assim, dessa maneira. abraço.

  Livia wrote @

Olá,
Gostei muito da sua análise sobre sociedade de consumo e os reflexo dela em um veículo tão segementado e direcionado a adolescentes.
Hj trabalho com análise de mercado e comportamento, caí na matéria por um acaso (viva o Google!).
Interessante seu ponto de vista e como a visão jovem (a sua, no caso) foi capaz de captar questões tão latentes e delicadas como o habitos de consumo e ética das marcas, além do estímulo do consumo, no universo infanto-juvenil.
Pena eu não conseguir identificar quem foi o autor do texto.
Parabéns! Enxergar além da superfície é um dom, cultive-o!

  renata wrote @

tem coisas que realmente concordo com essa critica mais perai tambem nao vamos exagerar ne? tem crianças que adoram a turma da monica jovem. eu tenho uma subrinha de 7 anos e adora
agora imaginem se mauricio de souza colocasse sexo,drogas, pessoas matando , roubando nos gibis?

  suellen wrote @

nossa achei mt errado essas criticas isso e oque inveja?? pois das primeiras ediçoes ate agora sao otimas e uma pessoa tem muita criatividade de faser um trabalho tao bem feito, pois eu prefiro com roupas diferentes doque com as mesmas roupas toda vez!! e afinal tem q estumular a mente da pessoa e ele deve faser oque ele quiser!! turma da monica jovem e um sucesso e parabens mauricio de sousa pelo seu trabalho maravilhoso!! e afinal isso e para adolecente e pre-adolecente ne?? entao devia ser eles q deviam expressar oque eles acham! ñ vc ficar criticando sem saber oque eles acham!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: